ORIGEM DOS INSTRUMENTOS
O VIOLÃO
O Violão teve sua origem a pelo menos 2.000 anos antes de Cristo. Arqueólogos encontraram na antiga Babilônia, placas de barro com figuras seminuas tocando instrumentos muito similares a vilões. Puderam constatar que havia pelo menos duas cordas no instrumento, devido a deterioração das placas.
Um fato curioso é que o nome violão e conhecido apenas nos países que se falam a língua portuguesa. Em qualquer outro lugar do mundo o nosso violão é conhecido como guitarra acústica ou como no inglês, guitar acustic. Para nós, a guitarra é conhecida como a famosa guitarra elétrica.
Conta à história que quando os portugueses na época se depararam com a Guitarra Espanhola (nome correto e de origem Asiática), pode se notar que a guitarra espanhola era maior que ao instrumento português, de tamanho menor existente na época e que era muito parecido a nossa Viola Caipira.
Levando ao pé da letra, a tal “viola” passou a ser chamada no aumentativo, surgindo assim então o nosso Violão.
A GUITARRA
Seis cordas e um captador eletromagnético provocaram, há 80 anos, uma das grandes revoluções da história da música. Assim se criou a guitarra elétrica, tema da coluna de Nelson Motta. Sem o instrumento, não haveria o rock and roll.
A 80 anos dois americanos loucos por musica transformavam o antigo violão acústico no instrumento mais revolucionário e popular do século XX. Sem a guitarra elétrica não haveria o Rock and Roll e alguns dos melhores músicos do nosso tempo não poderiam ser ouvidos. Nos anos 20 com a novidade do radio, do disco e das grandes orquestras dançantes, era preciso encontrar um jeito do velho violão ser ouvido como instrumento fundamental da base rítmica. Em 1931, misturando musica e engenharia, Boshan e Rickenbacker inventavam o captador de som eletromagnético e criaram a primeira guitarra conhecida como frying pan, a frigideira. No inicio a guitarra foi rejeitada pelos conservadores porque seu som não seria puro e autentico. Mas foi com esse novo som artificial que o mundo conheceu o talento genuíno de jazzistas como Wes Montgomery, do The Blues Man Mother Waters e do genial cigano belga Django Reinhardt que perdeu três dedos da mão esquerda em um acidente e mesmo assim desenvolveu um estilo vertiginoso de tocar que fez dele o primeiro herói da guitarra.
Em 1940, Less Paul inventou a guitarra com corpo maciço e deu formato definitivo ao instrumento.
Dez anos depois em Salvador sem saber de nada disso Dodô e Osmar inventavam a guitarra baiana com o nome de pau elétrico.
Mas nos anos 60 em São Paulo, músicos nacionalistas faziam uma passeata contra a guitarra, como um instrumento de dominação cultural. A guitarra deu ao músico o poder de silenciar multidões em estádios e revelar músicos geniais como Keith Richard, o mostro do rock como Eric Clapton, Peter Tosh, Jeff Back, Carlos Santana, The Edge, Jack White e o grande mestre Jimmy Page.
No mundo digital qualquer som da natureza ou da eletrônica pode ser sintetizado e tocado por qualquer instrumento, mas nenhum vai ser o símbolo de um tempo e ter a forma sensual, o colorido e a potência de uma guitarra na mão de quem sabe tocar.